Há um ano, o grupo mulçumano conhecido como Estado Islâmico, e/ou “ISIS” e “EI”, invadiu a cidade de Mosul e vilas vizinhas no Iraque. Milhares foram mortos, centenas sequestradas e mais de um milhão de pessoas fugiram para o Curdistão iraquiano. Uma dessas famílias foi a da pequena Maryam, 11 anos, que passou a viver num pequeno trailer numa comunidade na cidade de Erbil. Em meio a tanta tragédia, a pequena cristã deu ao mundo uma lição de amor, fé, esperança, perdão, temor e gratidão a Deus. Ela nos deixou verdadeiras lições de discipulado e de como é ser uma cristã de verdade. É tão profundo e impactante o depoimento que ela concedeu ao canal “Sat7” e à CBN News, que me motivou a transcrever as entrevistas, com muitas lágrimas e bem constrangida por toda minha murmuração ao longo da minha caminhada cristã.
Repórter: O que você tinha hoje e não tem mais?
Maryam: Tinha uma casa onde eu brincava e hoje não tenho mais. Mas graças a Deus. Ele cuida da gente.
R: O que você quer dizer quando Deus cuida da gente?
Maryam: Que Deus nos ama e não permitiu que o “EI” nos matasse.
R: Você sabe o quanto Deus te ama?
Maryam: Sim, Deus ama a todos nós. Não só a mim, mas a todos.
R: Você acredita que Deus ama àqueles que te fizeram mal?
Maryam: Ele os ama sim, mas não ama a satanás.
R: O que desejaria fazer, para quem te obrigou a sair de casa? E te fizeram tão mal?
Maryam: Não quero fazer nada, só peço que Deus os perdoe. R: E você, também pode perdoá-los? Maryam: Sim
R: Será que é fácil perdoar a quem te faz sofrer?
Maryam: Eu não quero o mal deles, por que eu os mataria? Só estou triste porque nos expulsaram de casa.
R: Você tinha amigos na escola?
Maryam: Sim, mas não sei onde eles estão. Eu tinha uma amiga que se chamava Sandra, e estávamos sempre juntas, todos os dias. Eu gostava muito dela. Quando a gente brigava, a gente se perdoava. Às vezes a machucava quando brincava com ela. Mas depois, a gente sempre se perdoava. Somos muito amigas. Agora, só gostaria de poder revê-la um dia.
R: Eu gostaria de estar com você quando reencontrar sua amiga.
Maryam: Você acredita?
R: Sim
Maryam: Quando eu voltar para casa, espero que ela volte também. E assim, poderemos nos ver novamente.
R: Tomara que você volte logo para sua casa. E que sua casa seja mais bonita do que a primeira.
Maryam: Se Deus quiser. Não aquilo que nós queremos, mas sim aquilo que Deus quiser. Ele sabe de tudo.
R: Você já ficou triste alguma vez? Já sentiu que Jesus tinha te esquecido?
Maryam: Algumas vezes, choro porque não estamos em casa. Mas não fiquei chateada com Deus porque saímos de lá. E agradeço a Ele, porque Ele cuida de nós. Mesmo quando sofremos, Ele nos dá tudo que precisamos.
R: Sabia que Jesus nunca vai te abandonar?
Maryam: Ele nunca me abandonou. Se você tiver fé Ele nunca vai te abandonar.
R: Qual a música que você mais gosta de cantar quando está sozinha?
Maryam: Tenho algumas canções para Jesus, vou cantar a minha favorita: “Que alegria o dia em que eu acreditei em Cristo! Minha alegria era plena ao amanhecer e minha voz cantava em gratidão! Meu amor por meu glorioso Salvador será maior a cada dia. Uma vida nova, um dia feliz, quando eu me reunir com meu amado. Por amor, Ele veio. Oh, que maravilhoso amor! Me fez justiça em nome de sua Santa Aliança. Meu amor por meu glorioso Salvador será maior a cada dia.”
R: Por que você estaria sem medo do ISIS e por que você perdoa os jihadistas que a forçaram a deixar sua casa?
Maryam: Na Bíblia Jesus nos disse: Não tenham medo, eu estou com vocês. E também Ele disse: “Perdoem os outros, não importa quem estão te odiando. Vocês têm que perdoá-los.” Jesus é meu pai. Deus é meu criador. Eu não tenho ninguém melhor do que Ele. Quando o ISIS nos expulsou para fora da nossa casa, a mão D’Ele estava sobre nós. E Ele nos salvou.
R: Quando você ora, você pede uma casa maior?
Maryam: Quando eu oro, não peço uma casa maior ou mais posses, peço para que Deus possa nos ajudar a voltar para casa. Também que a paz de Deus possa vir em todo o Iraque e também para que Deus possa perdoar o ISIS.
R: Qual é a fonte da sua fé inabalável e as palavras de sabedoria?
Maryam: As palavras que eu estou falando não vêm de um lugar aleatório. Elas vêm do Espírito Santo. O Espírito Santo me deu estas palavras. E finalmente, Maryam aconselha as crianças cristãs nos Estados Unidos e nos outros lugares para amarem a Deus e compartilharem sua fé com os amigos. Maryam: Elas não precisam ficar assustadas com coisas que acontecem em suas vidas. Elas devem aprender a partir de nós e de nossas vidas. Isso não deve ser para conseguir alguma coisa ou para obter glória para nós mesmos. É pela causa de Deus, porque Deus vive. Nós queremos fazer tudo para a glória de Deus e também para exaltar a Deus em nossas vidas.
PUBLICADA EM: 08/01/2016 15:27:34 | VOLTAR PARA Reflexão | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Transcrito por Graciete Ferreira