Ninguém busca entrar numa tempest">

QUATRO PONTOS BÁSICOS PARA CONHECER A VONTADE DE DEUS!

Ninguém busca entrar numa tempestade, mas as vezes entramos nalgumas. Basicamente temos duas situações: tempestades que nós criamos e tempestades que Deus nos põe nela.

A história do profeta Jonas mostra que ele entrou numa tempestade que ele mesmo causou (Jonas 1:1-4; 7-12). E a história de Jesus revela que Ele enviou a sua equipe para uma tempestade que eles não causaram (Mateus 14:22-29). Na realidade, o texto original em grego revela o sentido de forçar, compelir, ordenar ou obrigar, conforme dado pela palavra anankadzo.

Seja na tempestade que criamos ou naquela que Deus nos colocou, precisamos achar uma forma de entender a vontade de Deus para sair da situação e prosseguir no Seu propósito para nossas vidas. Essa é uma situação comparável a dirigir um carro.

Dirigir carro é algo trivial para quem já acostumou. Mas grande parte dos acidentes de carro está relacionada a imprudência e negligência dos motoristas. No Brasil são cerca de 60 mil mortes por ano. Tanto na estrada quanto no carro há diversos recursos que auxiliam o motorista a dirigir de maneira segura e defensiva. Desconhecer estes recursos ou não dar atenção a eles torna a viagem mais perigosa e pode comprometer a chegada ao destino.

Assim ocorre também em nossa vida com Deus. Ele nos dá recursos para conhecer a direção certa e como chegar lá com segurança apesar da tempestade que vem no caminho.

Vejamos quatro pontos básicos para nos guiar na vida e acertarmos a vontade de Deus:


1. TENHA UMA PALAVRA DE DEUS – Atos 16:10; Mt 14:22

Uma Palavra de Deus nos dá direção e convicções. O apóstolo Paulo tentara entrar na Ásia, porem Deus queria que ele fosse a outro lugar. Paulo precisava de orientação. Como a recebeu? Ele teve uma Palavra de Deus por meio de uma visão: "Assim que teve a visão, imediatamente procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho."

Por duas vezes o Espírito havia impedido que ele entrasse na Ásia, e agora o Espírito lhe deu uma visão de um homem da Macedônia que lhe dizia: "Venha para cá, ajude-nos". Quando Paulo viu isto, uma convicção tomou conta dele.

Uma Palavra de Deus nos leva ao lugar certo que Deus tem para nós. Ela nos posiciona como Deus quer. Uma Palavra de Deus nos sustenta na crise.

A equipe de Jesus tinha uma Palavra de Deus: entra no barco e vá para o outro lado (Mt 14:22). Pegue uma Palavra de Deus antes de tomar qualquer direção e qualquer decisão. Não namore sem uma Palavra de Deus; não case sem uma Palavra de Deus; não feche um negócio sem a Palavra de Deus.

Você tem a responsabilidade de conhecer a vontade de Deus. É obrigação de cada crente maduro cuidar para ter a direção de Deus para sua vida. Cada um deve fazer isso sem usar de intermediário. Não terceirize essa responsabilidade. Passe tempo com Deus buscando com um coração puro e fervoroso até receber uma Palavra de Deus (Mt 7:7).

Muitos correm de um lado para outro em busca profetas, colocados por Deus no corpo de Cristo, para que lhes possam fornecer uma direção às suas vidas. Dizem: "Irmão, dê-me uma palavra do Senhor!" É um erro procurar essas pessoas sem antes ter buscado de Deus uma Palavra. Muitos procuram estes ministros quase da mesma maneira que um não cristão procura um médium, um adivinho ou feiticeiro. Em primeiro lugar, antes de qualquer outro passo, tenha convicção interior do que Deus quer que você faça. Só então é que você deverá buscar confirmação.

 2. TENHA TESTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO – Rm 8:16

Você já tem uma Palavra? O próximo cuidado é ter a confirmação no seu espírito. Precisa do "testemunho do Espírito" no seu espírito. O Espírito testifica no nosso espírito, não é uma testificação na nossa alma. Ninguém jamais saberá que é filho de Deus na sua alma, começa no seu espírito.

Tem que ser pelo Espírito porque quase sempre a vontade comunicada será contrária à sua alma. As emoções, os sentimentos e a mente racional tendem a ser contrárias a Palavra de Deus e nos confundir. Disciplina a sua alma e mova-se no Espírito.

3. CONCORDÂNCIA COM A BÍBLIA – 2 TM 3:16; Isaías 8:19-20

Você já tem uma Palavra de Deus e a testificação do Espírito? O terceiro cuidado é verificar o alinhamento com as Escrituras.

Por isso é preciso conhecer a Bíblia. Não terceirize o conhecimento da Bíblia. Tenha uma forte base bíblica que te oriente em valores e princípios imprescindíveis para você tomar decisões.

Nenhuma direção de Deus, em hipótese alguma, irá contradizer os princípios que temos revelados nas Escrituras. "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva." (Is 8:20). A lei e o testemunho representam as Escrituras. Se o que você tem não for segundo a palavra escrita, então não há nele luz alguma.

4. CONSELHEIROS PIEDOSOS, MADUROS E ESPIRITUAIS – PV 11:14; 15:22; 13:10

O quarto ponto é a menos cuidado pela maioria dos cristãos hoje em dia e, consequentemente, muitos estão naufragando espiritualmente. O sábio rei Salomão disse: "Não havendo sábia direção o povo cai, na multidão de conselheiros, há segurança" (Pv 11:14).

Um dos motivos para as pessoas não buscarem conselhos é que elas têm pressa nas suas decisões e colocam urgência em quase tudo. Quem vive na urgência de resultados e decisões não prioriza o que é mais importante e geralmente se frustra nos resultados (Pv 19:2).

Em 1 Samuel 21:8, Davi colocou uma situação de urgência dizendo ao sacerdote Aimeleque: "A ordem do rei é urgente (l Sm 21:8). Mas um exame do contexto desta passagem revela que a ordem do rei era falsa! Geralmente, por trás de algo que exige pressa está alguém que não está sendo honesto e fazendo algo às escondidas ou com motivações erradas.

O profeta Isaías diz: "Aquele que crer não se apressa" (Is 28:16). Se um espírito apressado começar a agir em você, é um sinal certo de que você está prestes a errar e a perder a orientação certa de Deus. Tenha cuidado com a ansiedade, com aquele senso de pressão sobre você, com aquela pressa que o leva a pensar que deve agir agora e que não há tempo para buscar conselho. Isto tem levado muitas pessoas a naufragarem (Pv 25:28).

Na multidão de conselheiros há segurança e há sabedoria (Tg 1:19). Busque conselhos com pessoas qualificadas, pessoas maduras. Pessoas que andam com Deus e podem aconselhar segundo o conselho que vem de Deus porque elas são espirituais. Uma pessoa que tenha estas qualificações poderá ouvir o seu dilema ou problema e ajudar a discernir se você está andando na direção certa ou se está caminhando para um desastre espiritual.

Você terá muito mais segurança na sua vida espiritual e nas decisões que você tomar, se puder parar o tempo suficiente para buscar, ouvir, e meditar no conselho que vem de pessoas com vários anos de experiência com Deus. Será uma verdadeira luz que o ajudará a navegar na sua vida espiritual.

Pr Juliano Cunha


PUBLICADA EM: 05/07/2019 15:17:14 | VOLTAR PARA Mensagens | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Pr Juliano Cunha


Profissionais da igreja
Tudo o que você precisa:

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • 31 - 3245-9009
  • 31 -
  • secretaria@imcbh.com.br
  • juliano.urias@gmail.com
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes

Liderança e equipe
Conheça nossa equipe

Administação do site
Atualizar conteúdo do site