Com a popularização da informática na década 1980, passamos ">

UPGRADE – SUA ALMA EM NOVA VERSÃO

UPGRADE – SUA ALMA EM NOVA VERSÃO

Com a popularização da informática na década 1980, passamos a conhecer o termo “upgrade” como atualização dos componentes do hardware ou do software de um computador para implementar uma funcionalidade nova, atualizações de performance ou para corrigir uma falha de segurança ou do sistema. É uma palavra que tem se inserido em diversos outros contextos como no marketing, significando atualização ou melhoria de uma versão antiga para uma mais recente de um determinado produto.  A tradução literal do inglês é “grau acima”.

Agora tomamos emprestado esta palavra “upgrade” para ilustrar a busca de uma atualização da nossa alma. Mas não queremos apenas parecer melhor do que estava. Um “upgrade” é para alguém ser transformado em sua melhor versão de Cristo. É uma busca contínua de transformação a cada dia.

 

SEM RENOVAÇÃO NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO! SEM TRANSFORMAÇÃO, NÃO HÁ “UPGRADE”. É o que nos diz a Bíblia em Romanos 12:2 - “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (AR Imprensa Bíblica)

Paulo, que escreveu Romanos, nos encoraja a buscar a transformação em nossas vidas e ele aponta a nossa alma (mente) como ponto de atenção. Renovar e transformar dizem respeito a alcançar uma nova posição. Alma renovada é alma curada e conectada com a vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita, exatamente nesta ordem.

 

Uma biografia curiosa e impressionante que encontramos na Bíblia é a de um homem chamado Jabez. Sua história mostra uma pessoa que buscou um “upgrade”, uma nova versão da sua alma e uma transformação de vida.

 

O upgrade de Jabez!

“Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz". Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido”.(1 Crônicas 4:9,10)

 

Quem foi Jabez? Não há muita informação sobre ele. Foi um homem comum da tribo de Judá, mas que ganhou destaque na sua família. Seu nascimento trouxe muitas dores à sua mãe e isso marcou a sua vida de uma forma difícil até o momento que ele orou a Deus.

 

Por que Jabez se tornou tão ilustre? O que significa isso? O termo ilustre é um adjetivo aplicado a quem se distingue por qualidades dignas de louvor; é atribuído a quem é nobre. Por nobre, nos referimos à grandeza de caráter, de pensamentos e de ações ligados a valores morais elevados. Jabez se tornou mais nobre que seus irmãos; se distinguiu entre os seus familiares por qualidades dignas de louvor.

 

Como Jabez se tornou um nobre tendo uma origem tão difícil? A sua mãe lhe dera o nome de Jabez, dizendo: Com dores o dei à luz. (9b)

Que terrível nome marcou a sua vida desde o seu nascimento. Desde pequeno certamente ele ouviu a história do seu parto e de quão doloroso foi para sua mãe. Não sabemos a causa dessa dor: se o menino era grande demais; se no momento de sair estava assentado; se um acidente precipitou o parto...; mas fica claro que Jabez foi marcado pela dor desde o seu nascimento. Ele carregou na sua vida o título de aquele que causa dor; aquele que sofre e que provoca sofrimento, aquele que traz tristeza. Jabez significa exatamente isso: dor, sofrimento e tristeza.

 

Quantos em nosso tempo tem sido marcado da mesma forma? Examinar-se e buscar um renovo na mente exige disposição em encarar perguntas relevantes. O que tem marcado minha vida? Carrego traumas e complexos de inferioridade?  Como está minha auto-estima e auto-confiança? Sinto-me cercado por pensamentos de derrota, de desânimo, de tristeza? Estou vivendo o propósito de Deus?

Entre o seu nascimento e o momento que Jabez orou a Deus, muita coisa aconteceu. Mas certamente, ele passou por um processo de cura na sua alma, de ressignificação de alguns fatos da sua vida, de autoconhecimento e de encontro com Deus que o levou a uma renovação da alma e transformação de vida. Jabez mudou a sua alma de versão para ser verdadeiramente quem ele poderia ser. Ele subiu de nível na sua vida espiritual e consequentemente na sua alma.

 

O que podemos aprender com a vida de Jabez?

Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”.(1 Crônicas 4:10)

A sua oração a Deus mostra uma pessoa que decidiu romper com cadeias e dores da alma e superar seus limites e mudar suas crenças e pensamentos auto sabotadores. Mas o fato dele orar a Deus revela a sua convicção que sem Deus no processo ele não seria bem-sucedido.

Ao orar Jabez decidiu não guardar mais para si o seu sofrimento. Decidiu não se conformar mais com a sua situação. Ele decidiu dar o grito de socorro, mas também o seu basta! Ele decidiu pedir ajuda a quem pudesse ampará-lo.

 

1) Tomara que me abençoes!

Buscar a bênção de Deus é pedir que Ele nos ajude naquilo que sabemos que precisamos fazer e que sem as bênçãos de Deus não alcançamos nada. Sem as bênçãos de Deus as nossas conquistas são acompanhadas de dores. (Pv 10:22)

Benção é autorização para prosperar! Jabez entendeu que ele só poderia mudar se tivesse a benção de Deus.

A palavra prosperar equivale no AT ao termo hebraico tsalach e pode significar sair, passar por, alcançar sucesso, conforme o contexto. O termo bem-sucedido aparece em Josué 1:8 e a raiz dessa palavra significa inteligente ou agir de forma inteligente.

 

2) Tomara que amplies o meu território!

Jabez orou por engrandecimento. Foi o seu calmor por mais e maiores oportunidades para realizar os propósitos de Deus para sua vida. O upgrade da alma visa crescer nos propósitos de Deus.

Jabez queria mais território! Ele queria mais influência! Ele queria expandir os seus limites. Ele queria conquistar as promessas de Deus na terra prometida.

 

3)Seja a tua mão comigo!

Requerer a mão de Deus é reconhecer que precisamos permanentemente Dele e da Sua ajuda.

A mão do Senhor é uma expressão bíblica para expressar o poder e a presença de Deus. (Js 4:24 Is 59:1 Ne 2:18 Sl 37:24 Jo 10:28 At 11:21 Ef 3:16 e 19).

Representa também a orientação, a direção e a segurança que encontramos em Deus.

 

4)E me preserves do mal!

Jabez percebeu que a luta por sua alma era contra o mal causado pelas muitas dores, angústias e aflições que o atingiam. Jabez soube que nele não havia somente o bem. Havia também malícia e maldade no seu coração que precisavam ser arrancadas.

Mas ele também reconheceu que sua luta era espiritual e que era inevitável não participar dela. Ele não queria mais ficar alheio ao mal que o ameaçava, e por isso se colocou sob a proteção de Deus.

 

Por que Deus ouviu a oração de Jabez?

A oração de Jabez não é uma fórmula pronta que podemos repetir até sermos atendidos. Ela não tem nenhum poder mágico. Deus ouviu a oração de Jabez porque reconheceu a sinceridade de uma pessoa que queria viver os propósitos de Deus para a sua vida. Jabez rasgou o seu coração diante de Deus e expôs sua alma em busca do renovo e transformação de vida.

Que sejamos como Jabez e busquemos com toda a nossa alma a nossa melhor versão em Cristo.


PUBLICADA EM: 11/06/2019 17:52:01 | VOLTAR PARA Mensagens | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Pr Juliano


Profissionais da igreja
Tudo o que você precisa:

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • 31 - 3245-9009
  • 31 -
  • secretaria@imcbh.com.br
  • juliano.urias@gmail.com
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes

Liderança e equipe
Conheça nossa equipe

Administação do site
Atualizar conteúdo do site