Por que a igreja deve investir em crianças?

Acredito que esta ainda seja uma pergunta que está presente na mente de muitos irmãos na igreja, inclusive pais e pastores. Mas, perguntar por que a igreja deve investir nas crianças é o mesmo que perguntar porque os pais devem investir em seus filhos. Assim creio que, embora as crianças na igreja não sejam nossos filhos naturais, devemos investir nelas como se fossem. Contudo, isso só é possível quando as enxergamos como Deus as vê.

Como Deus vê as crianças

Deus vê as crianças de maneira diferente da que nós as vemos. Para descobrir como Ele as vê, basta olharmos a Palavra. A Bíblia menciona várias situações em que Jesus usa as crianças como exemplo para nós, e não o contrário. Por isso, creio que, antes de pensarmos em ensinar a elas, precisamos saber em que devemos aprender com elas.

  1. A Bíblia fala sobre crianças – isso mostra que elas são importantes para Deus.
    O fato da Bíblia mencionar a respeito das crianças mostra que o assunto é importante, do contrário, não seria mencionado. E se é importante para Deus, Também é importante para nós. A bíblia fala sobre as crianças, porque elas também estão presentes na igreja, portanto, precisamos enxergá-las como Deus as vê.
  2. O único lugar na Bíblia em que Jesus declara algo humano perfeito foi ao se referir a um grupo de crianças.
    “Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim: nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor”? Mateus 21:16. Nesse episódio, Deus viu algo nas crianças que ninguém havia visto. Ele viu um louvor perfeito! Algum dia, Deus já fez alguma declaração desse tipo sobre algo que você tenha feito? Ou sobre tantos homens e mulheres descritos na Bíblia? Mas, Ele o fez em relação ao louvor dessas crianças. Portanto, se você nunca recebeu tal elogio da boca de Deus, certamente é porque você tem algo a aprender com elas.
  3. Jesus também usou uma criança como modelo para alguém entrar no reino dos céus.
    E ele fez isso exatamente para seus discípulos os futuros pastores da igreja. Em Mateus 18, Jesus pergunta aos discípulos quem eles achavam que era o maior no reino de Deus, e para responder a essa pergunta, Jesus toma uma criança e coloca no meio deles. Veja, Ele coloca a criança no meio, um lugar em evidência, para que não tivessem dúvida do modelo apresentado por Ele. Isto não é confrontador?Portanto como podemos ignorar as crianças? Se elas conseguiram atingir o padrão perfeito de Deus de adoração e do reino de Deus, quem somos nós para discutir com Deus? O melhor que temos a fazer é começar a enxergá-las como Deus as enxerga, e fazer o que Ele nos manda fazer: investir nelas.

A primeira razão pela qual devemos investir nas crianças é porque Deus trabalha de geração em geração

Cada geração é como um atleta da corrida de quatro por cem, no atletismo e tem a responsabilidade de correr e passar o bastão para a próxima. O bastão é a palavra de Deus, o ensino, a fé, e isso não pode ser passado à distância. Para passarmos com segurança, temos que chegar o mais perto possível da próxima geração. Deus está interessado em usar uma geração para alcançar a próxima.

A segunda razão pela qual devemos investir nas crianças é porque a criança é membro do Corpo.

O único requisito que encontramos na Bíblia que torna alguém membro do Corpo é o novo nascimento.As crianças estão entre aqueles que creem, por isso, elas podem ter a experiência do novo nascimento. Elas precisam crescer dentro da igreja sabendo que fazem parte dela. Do contrário, elas sairão e buscarão outros caminhos.

A terceira razão pela qual devemos investir nas crianças é porque estamos edificando uma igreja de vencedores Uma igreja de vencedores é uma igreja de discípulos, onde os membros são submissos ao cabeça, que é Cristo, e todos funcionam em unidade. Aprendemos uns com os outros e ministramos na vida uns dos outros. Isto é unidade. Precisamos investir na infância com o alvo de formar uma mentalidade de vencedores. Este processo leva tempo, certamente um período que dura toda a infância. As crianças ao receberem a visão desde pequenas têm mais chance de praticar cem por cento dela.

Os líderes que Deus levantará na próxima geração já estão em nosso meio, como crianças. Precisamos abrir nossos olhos espirituais para enxergá-los, agora. Deus os está confiando a nós ainda na infância para que possamos formar neles mentalidade de vencedor e investir em seu potencial. No tempo certo, eles se levantarão como uma geração de vencedores!

Esta geração de crianças precisa estar preparada para ser e fazer duscípulos para cumprir o propósito da IMC de alcançar o alvo em 2020.

 


PUBLICADA EM: 08/10/2014 11:26:30 | VOLTAR PARA Mensagens | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Márcia S. Ribeiro (adaptado)


Profissionais da igreja
Tudo o que você precisa:

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • 31 - 3245-9009
  • 31 -
  • secretaria@imcbh.com.br
  • juliano.urias@gmail.com
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes

Liderança e equipe
Conheça nossa equipe

Administação do site
Atualizar conteúdo do site